LONDRES/COPENHAGEN - 28 de fevereiro de 2019 -A monitorização do ritmo cardíaco está a tornar-se cada vez mais popular como ferramenta motivacional nos ginásios, mas a sua implementação pode ser dispendiosa para os operadores. Entretanto, para os membros, muitos sistemas são bastante restritivos; mesmo que tenham um dispositivo de monitorização do ritmo cardíaco próprio, este pode não ser compatível com a configuração do ginásio.

Esta foi a razão para o lançamento do Wexer Beat, produzido em parceria com a Motosumo, que criou a única solução de fitness de grupo inteiramente alimentada por smartphones. Este novo sistema de monitorização do ritmo cardíaco altamente flexível é independente da marca, o que traz vantagens tanto para os operadores como para os utilizadores finais.

Para o operador, a principal vantagem é a natureza económica da solução: Os clientes da Wexer podem adicionar o Wexer Beat ao seu pacote por apenas 76 dólares por mês. Por esse valor, obtêm um sistema de monitorização do ritmo cardíaco totalmente integrado que pode ser utilizado em qualquer aula ao vivo e virtual.

Mais importante ainda, o Wexer Beat pode ser ativado instantaneamente, em qualquer clube. Não existe qualquer tipo de hardware. Toda a experiência é alimentada pelos smartphones dos utilizadores e pelo serviço Wexer/Motosumo. "A escalabilidade é uma parte fundamental da nossa filosofia e uma das razões pelas quais estamos tão entusiasmados com a parceria com a Wexer", afirma Kresten Juel Jensen, Diretor Executivo da Motosumo.

Tal como acontece com outros sistemas de FC, os ritmos cardíacos dos participantes são projectados no grande ecrã na parte da frente do estúdio, com azulejos codificados por cores que indicam o esforço que cada membro está a fazer. Nas aulas virtuais, os azulejos são apresentados ao lado do conteúdo da aula; nas aulas ao vivo, preenchem o ecrã. Os participantes também podem ver o seu ritmo cardíaco no seu smartphone, caso o tenham consigo.

Continuando com o tema da rentabilidade, a outra vantagem para os operadores é o facto de não haver qualquer compromisso de compra de um número mínimo de cintos da Wexer. De facto, sendo um sistema agnóstico, o Wexer Beat funciona com qualquer marca de cintos de frequência cardíaca. Se os operadores pretenderem vender cintos aos membros, podem adquirir qualquer marca à sua escolha.

Esta é também uma clara vantagem para os membros: se alguém já tiver um dispositivo de ritmo cardíaco, não precisa de comprar outro só para ser compatível com o sistema que o seu ginásio escolheu. Desde que o dispositivo existente tenha um sinal Bluetooth aberto, funcionará com o Wexer Beat. Esta é uma óptima notícia para o membro, uma vez que assegura que todos os seus dados se encontram num único local para facilitar a consulta - e que este repositório central é o escolhido por ele.

Paul Bowman, Diretor Executivo da Wexer, conclui: "Acreditamos que os dados relativos ao exercício físico devem estar disponíveis para todos, com o mínimo de obstáculos possível. O Wexer Beat é, portanto, a monitorização do ritmo cardíaco como deve ser: de baixo custo, fiável, flexível e altamente acessível."