CHARLESTON, S.C. - 12 de abril de 2018 - A terceira edição do Tennis Industry Innovation Challenge - uma competição semelhante ao "Shark Tank" para identificar o produto ou serviço mais inovador e criativo na indústria do ténis - teve lugar esta semana durante a Conferência Tennis Owners & Managers (TOM) em Charleston, S.C., e o vencedor foi o Tweener Lighting, um sistema de iluminação LED único que se fixa à vedação existente em torno de campos de ténis e outros campos desportivos.

Apresentado pela Tennis Industry Association (TIA), o Innovation Challenge teve lugar a 9 de abril durante as principais reuniões da indústria do ténis no Wild Dunes Resort. Três empresas, seleccionadas de entre 20 candidatas para este Desafio à Inovação, fizeram uma apresentação de cinco minutos sobre o que torna o seu produto ou serviço de ténis especial, único e importante para o crescimento do desporto.

Na análise final, o painel de juízes escolheu a Tweener Lighting System, com sede em França, como vencedora do terceiro Desafio de Inovação da Indústria do Ténis. O CEO da Tweener Lighting, Florent Colliau, fez uma apresentação ao painel de cinco juízes e a um público da indústria do ténis, e até ligou uma das barras de iluminação LED que se prende ao topo da vedação que rodeia um campo, eliminando a necessidade de postes ou "mastros" de iluminação separados.

Colliau disse que as vantagens do sistema patenteado de iluminação exterior são o custo mais baixo para comprar, instalar e operar; a facilidade de instalação "plug and play", em muitos casos apenas um dia por campo; iluminação sem sombras e sem brilho, mesmo em bolas altas; e integração do design com a própria vedação.

"Penso que a maioria das pessoas compreende porque é que este sistema é bom", afirmou Colliau após o concurso. "Ganhar este concurso é muito importante para nós. Isto dará mais legitimidade ao nosso produto. Somos reconhecidos pela Federação Francesa de Ténis e agora viemos para os EUA como uma inovação de topo na indústria do ténis."

Colliau também expôs o Sistema de Iluminação Tweener no Centro de Recursos na Conferência TOM da TIA, onde disse que se encontrou com muitos proprietários e gestores de instalações de desportos de raquete que queriam saber mais sobre o seu produto para as suas próprias instalações. Além disso, disse que um fabricante de equipamento estava interessado em falar mais sobre a produção da unidade e um potencial investidor contactou-o.

"O que me agrada no Tweener é que pegaram em algo que tem sido uma forma aceite de fazer as coisas e olharam para ela de uma forma diferente, e isso para mim é inovação", disse o Dr. Stuart Miller, diretor executivo sénior da Federação Internacional de Ténis e um dos juízes do Desafio de Inovação da Indústria do Ténis. "A inovação tem tanto a ver com a melhoria de um sistema existente como com a invenção de algo novo."

Os outros dois finalistas do concurso foram a Armbeep, um dispositivo portátil de análise de movimentos que ajuda os jogadores e os treinadores a dominarem a técnica, e a PlayByCourt, uma plataforma em linha baseada na comunidade e com duas vertentes que facilita o processo de marcação de aulas, tempos de campo e clínicas para jogadores de ténis.

"O Innovation Challenge foi concebido para proporcionar uma montra aos produtos mais criativos que possam aumentar a sensibilização, o envolvimento e a participação no ténis, bem como melhorar o desempenho do jogo", afirma Carlos Salum, presidente da Salum International Resources e membro do Sports Council Silicon Valley, que foi o moderador do Innovation Challenge. "Tal como nas edições anteriores do Innovation Challenge, os nossos candidatos de Charleston incorporaram este espírito de inovação e os três finalistas fizeram apresentações sólidas que se relacionaram com o público da indústria do ténis."

Como vencedor do Desafio de Inovação da Indústria do Ténis, a Tweener Lighting System recebeu um prémio em dinheiro de 1.000 dólares, para além de um comunicado de imprensa nacional para cerca de 2.000 meios de comunicação social com uma audiência potencial de 30 milhões de consumidores; cobertura na revista Tennis Industry Magazine; uma adesão à TIA; e outros benefícios.

"Ficámos entusiasmados com a qualidade dos candidatos e finalistas do Desafio de Inovação da Indústria do Ténis", afirma a Directora Executiva da TIA, Jolyn de Boer. "Muito obrigada a todos os que dedicaram tempo a candidatar-se e a falar-nos do seu produto ou serviço inovador que está a contribuir para o crescimento do ténis e das empresas do sector. A TIA tem o prazer de oferecer esta plataforma única aos empresários, com vista a aumentar a participação e o prazer do ténis para todos os consumidores."

Os juízes do Desafio de Inovação da Indústria do Ténis em Charleston foram:

• Rishi Bhatnagar, Diretor Executivo da Syntelli Solutions;
  • Walid Fattah, empresário e cofundador da Kourts;
  • Mac Lackey, empresário, executivo da SportsEngine e presidente da ISL Futbol;
  • Dr. Stuart Miller, diretor executivo sénior da Federação Internacional de Ténis;
  • Royce Wolfe, diretor da Thru Traffic Marketing LLC.

O primeiro Desafio de Inovação da Indústria do Ténis teve lugar em março de 2017, em Miami, e o vencedor dessa competição foi o Tennibot, um coletor robótico de bolas de ténis que detecta bolas de ténis no campo utilizando câmaras, sensores e algoritmos complexos. Em agosto de 2017, quando o Open dos Estados Unidos estava a começar, o segundo Desafio de Inovação teve lugar em Nova Iorque e o vencedor foi o In/Out, um dispositivo de 199 dólares que se prende ao poste da rede e às linhas de chamada, analisa a colocação das tacadas e as estatísticas e grava vídeo HD.

Estão a ser elaborados planos para o próximo Desafio de Inovação da Indústria do Ténis para janeiro de 2019 em Orlando, Flórida. Para mais informações sobre a TIA, visite o sítio Web da Conferência TOM e do Desafio de Inovação.

Sobre a TIA

A Tennis Industry Association, a associação comercial sem fins lucrativos para o ténis, é A força unificadora na indústria do ténis, cuja missão é promover o crescimento e a vitalidade económica do negócio do ténis, trabalhando em estreita colaboração com os seus parceiros da indústria e apoiando a USTA no desenvolvimento de iniciativas para aumentar a participação no ténis. As principais actividades da TIA incluem a produção anual de mais de 70 relatórios de investigação nos EUA e a nível mundial sobre a participação e a investigação do consumidor/comerciante, a gestão da maior base de dados relacional, bem como a organização do Fórum de Ténis da TIA, das reuniões de liderança e da Conferência TOM nos principais torneios e eventos. Visite o sítio Web da TIA ou ligue para 866-686-3036.