PONTE VEDRA BEACH, FL - 9 de agosto de 2019 - QuandoDigby Watt começou a trabalhar como fisioterapeuta no PGA Tour em 2009, a maioria dos jogadores de golfe tinha rotinas de fitness mínimas. Antes de entrarem no primeiro tee, iam a um fisioterapeuta para se alongarem numa mesa de treino. Depois, podiam pegar num saco de gelo no caminho de regresso ao hotel.

No entanto, os profissionais de turismo em 2019 fazem aquecimentos activos e arrefecimentos elaborados, aderindo a regimes de treino avançados e a uma recuperação adequada.

"Hoje em dia, os rapazes batem com tanta velocidade", diz Watt. "Penso que os corpos estariam a desgastar-se muito mais rapidamente se não fosse o facto de continuarem a trabalhar a flexibilidade e a estabilidade. Trabalhar os tecidos moles e os problemas das articulações permitir-lhes-á estar a esse nível durante mais tempo."

Para satisfazer as necessidades de fitness dos 120 jogadores de golfe por semana, o PGA Tour investiu este ano em novos centros de bem-estar móveis, equipados com equipamento TechnoGym. Dois semi-reboques deslocam-se todas as semanas para os locais dos torneios. Um deles, dedicado ao fitness e ao desempenho, estreou-se no Honda Classic em março. O outro está reservado para terapia e recuperação; apareceu pela primeira vez no Wyndham Championship da semana passada e ainda mantém o cheiro a carro novo. Há dois conjuntos de cada tipo de atrelado para ajudar na logística das viagens pelo país, mas cada um deles percorrerá 24.000 milhas por ano.

O objetivo é proporcionar continuidade aos jogadores de golfe. Os atletas profissionais de outros desportos podem contar com instalações mais permanentes nos locais de jogo, mas os jogadores de golfe estavam anteriormente presos aos caprichos dos centros de fitness dos hotéis. "Todas as semanas é o mesmo aquecimento e o mesmo treino com acesso ao mesmo material", afirma o treinador desportivo do Tour, Tim Dunlavey. "Estes jogadores gostam de consistência."

O centro de fitness tem pesos livres, kettlebells, medicine balls, máquinas de resistência, bicicletas Peloton, rolos de espuma e bandas de compressão, entre outros aparelhos. A passadeira SkillRun da TechnoGym tem a capacidade de criar tensão na correia, permitindo o treino de força dos membros inferiores e transformando-a numa máquina multifuncional. Para além do feedback básico de velocidade e distância, a passadeira também fornece métricas avançadas, incluindo o comprimento da passada e a cadência dos passos.

Nenhum dos equipamentos é específico para o golfe, mas dadas as exigências únicas do desporto para o corpo, há uma grande ênfase nos exercícios de rotação, na força do núcleo e na manutenção da potência ao longo de toda a amplitude de movimento, diz o treinador desportivo Logan Cobb.

Cobb afirma que o PGA Tour consultou os jogadores para obter informações sobre os aparelhos de treino. Isso, combinado com um espaço adicional de 200 pés quadrados em cada atrelado, levou a um "aumento dramático da sua utilização", afirma.

Cobb faz parte do Tour há sete anos e assistiu a um aumento do treino com pesos. Nos primeiros tempos, lembra-se de os golfistas não quererem levantar mais do que pesos de 15 libras durante as semanas de torneio e explicarem: "Não quero levantar pesos pesados." Agora, há uma educação física mais alargada, especialmente para aqueles que passaram pela universidade, onde foram expostos a programas numa idade mais jovem. As terças e quartas-feiras continuam a ser os dias mais movimentados para os reboques antes da primeira ronda começar às quintas-feiras.

"Agora temos esses rapazes a usar a barra de armadilhas e a ficarem mais fortes e a fazer agachamentos", diz Cobb. "Eles estão a sentir a diferença. Muito mais pessoas estão abertas a isso."

O Tour emprega os treinadores, PTs e quiropráticos como um complemento no local a quem os golfistas podem consultar independentemente. Todos descrevem uma atmosfera colegial nos centros de bem-estar onde os profissionais por vezes trocam dicas de treino. Como refere Dunlavey, a mentalidade dos golfistas é que competem mais contra o campo do que entre si.