• RECEITA CONSOLIDADA: 634 milhões de euros, +8% em relação a 2017. A taxas de câmbio constantes, o crescimento das receitas consolidadas é de +10%
  • EBITDA: 134 milhões de euros, +12% em relação a 2017
  • LUCRO LÍQUIDO: 93 milhões de euros, +53% em relação a 2017
  • DÍVIDA FINANCEIRA LÍQUIDA: 35 milhões de euros, melhorando em comparação com
    41 milhões de euros em 2017
  • PROPOSTA DE DIVIDENDO de 0,18 euros por ação, num total de 36 milhões de euros, duplicado em relação a 2017

Nerio Alessandri, Presidente e Diretor Executivo, afirmou: "3 anos após a nossa IPO, tal como prometido aos nossos accionistas, a Technogym continua a crescer de forma sustentável e rentável. Em 2018, o nosso lucro líquido aumentou mais de 50% e estamos orgulhosos de propor à Assembleia de Accionistas um dividendo que duplicou em relação ao ano passado.

As receitas consolidadas da Technogym em 2018 cresceram nas áreas geográficas mais importantes. De salientar o sólido crescimento na Europa, o nosso mercado mais consolidado, e os desempenhos de crescimento a dois dígitos na Ásia (China +26%, Japão +16%) e na América do Norte (+19%).

A inovação continua a ser o motor do crescimento da Technogym. Graças à nossa estratégia exclusiva "Wellness on the go", somos o único player capaz de oferecer aos consumidores o seu programa de treino pessoal a qualquer hora e em qualquer lugar, através do nosso ecossistema digital único, que inclui equipamento inteligente, aplicações digitais, serviços e conteúdos, atualmente instalado em 15 mil centros de fitness no mundo e utilizado por 12 milhões de pessoas.

Em 2018, continuámos a inovar com o desenvolvimento de programas de treino envolventes, concebidos para satisfazer as diferentes necessidades e paixões dos utilizadores finais: desde o Ciclismo, à Corrida, Bootcamp, Treino em Circuito e Skillathletic Training Experience, nascidos da nossa competência no mundo do desempenho desportivo.

Isto levou-nos a criar e fornecer aos operadores do sector - clubes de fitness, empresas, hotéis - diferentes formatos Technogym dedicados a experiências específicas e constituídos por um ecossistema de produtos e serviços, programas de formação, merchandising visual, para fazer evoluir o modelo tradicional de clube de fitness para o novo conceito CLUB 4.0: "Diferentes experiências para diferentes paixões" numa perspetiva shop-in-shop.

Graças à nossa inovadora plataforma Technogym Live, já apresentada em Londres, poderemos oferecer aos consumidores, nas consolas de equipamento Technogym, através de streaming, as suas aulas e programas de treino favoritos em casa, no ginásio, no hotel ou no trabalho.

Ano após ano, estamos a concretizar a nossa visão de sermos o líder mundial no fornecimento de soluções de bem-estar, em linha com a nossa missão social de ajudar as pessoas a viver melhor para benefício de todas as partes interessadas: Governos, empresas e cidadãos. O Wellness representa também para a Technogym uma grande oportunidade de desenvolvimento para um crescimento sustentável e rentável a longo prazo".

CESENA, Itália - 27 de março de 2019 - OConselho de Administração da TECHNOGYM (TGYM.MI), líder no mercado internacional de equipamento de fitness, desporto e saúde e que opera no sector mais vasto do bem-estar, analisou e aprovou hoje as demonstrações financeiras consolidadas e o projeto de demonstrações financeiras para 2018, elaboradas em conformidade com as Normas Internacionais de Relato Financeiro emitidas pelo Conselho das Normas Internacionais de Contabilidade.

A TECHNOGYM encerrou 2018 com uma receita superior à do ano anterior. O crescimento foi particularmente significativo em algumas áreas geográficas estratégicas para o desenvolvimento da empresa a médio prazo, como a Ásia e a América do Norte, bem como na Europa, a geografia mais importante para a empresa. O EBITDA cresceu mais do que proporcionalmente ao crescimento das receitas, tanto a nível reportado como ajustado. A margem EBITDA é superior a 20%.

A dívida financeira líquida regista uma melhoria face a 2017, apesar de uma dinâmica não recorrente com impacto no Fundo de Maneio Líquido, devido à substituição do sistema ERP da empresa, iniciada em 2018. A normalização está a ocorrer já no primeiro semestre de 2019.

O lucro líquido registou um forte crescimento, graças ao posicionamento premium dos produtos, à melhoria contínua da qualidade, à gestão dos custos e ao benefício fiscal italiano da "Patent Box".

No que respeita à inovação, em 2018 a Technogym lançou novos produtos, como a SKILLRUN, a inovadora passadeira concebida para oferecer treinos de cardio e de força, e a SKILLBIKE, a revolucionária bicicleta estacionária concebida para oferecer aos ciclistas, triatletas e amadores uma sensação perfeita de ciclismo de estrada. Graças à SKILL LINE, a Technogym definiu uma nova categoria de produtos que intercepta a tendência em expansão do treino atlético, em forte crescimento tanto nos clubes como no mercado de consumo.

No domínio da inovação digital, a Technogym consolida a liderança da plataforma digital Mywellness Cloud, o único ecossistema aberto do sector capaz de oferecer aos utilizadores finais uma experiência totalmente personalizada, tanto nos equipamentos Technogym como no exterior, graças a aplicações dedicadas. Atualmente, a Technogym conta com mais de 80.000 clubes de fitness e wellness instalados, dos quais 15.000 estão ligados à sua plataforma digital Mywellness Cloud e mais de 12 milhões de pessoas estão ligadas a este serviço; tirando partido desta infraestrutura, a Technogym irá em breve introduzir novos conteúdos multimédia.

No que diz respeito às actividades de marketing e comunicação, as empresas continuam o seu empenho em posicionar a Technogym como uma marca Premium no sector BtoB e uma marca Prestige no BtoC. Por fim, a Technogym consolidou a sua posição como marca líder de treino desportivo a nível global e, em fevereiro, a empresa foi Fornecedor Oficial dos Jogos Olímpicos de inverno de Pyeongchang 2018, na Coreia.

Acontecimentos significativos após 31 de dezembro de 2018

Em linha com o seu ADN de inovação contínua e com o crescente interesse no segmento de consumo, a empresa, em março, apresentou a plataforma Technogym Live, que irá oferecer ao consumidor as suas aulas e programas aulas e programas dos seus treinadores favoritos, nas consolas dos equipamentos Technogym, via streaming, em casa, no ginásio, no hotel, no trabalho.

Perspectivas

Para 2019, o Grupo TECHNOGYM confirma as directrizes de desenvolvimento já implementadas no ano findo. O crescimento internacional envolverá principalmente a consolidação das quotas de mercado na Europa, um maior crescimento na América do Norte, seguindo a tendência de crescimento positivo já registada nos últimos 3 anos e um maior crescimento também na região Ásia-Pacífico, na qual a China representa um grande mercado potencial.

O compromisso com a inovação de produtos continuará através de um foco específico na melhoria da experiência do utilizador do equipamento através de serviços digitais fornecidos na plataforma aberta MyWellness. Em 2019, a empresa enriquecerá o seu ecossistema digital conectado, composto por produtos e soluções, tanto para o mercado dos operadores como para o mercado dos consumidores finais, com os novos conteúdos e programas de formação Technogym Live. Em apoio ao extenso portfólio de produtos, a TECHNOGYM continuará a investir nas competências do seu próprio pessoal para que possam garantir aos clientes um serviço de excelência em linha com as características aspiracionais da marca.

Apesar do cenário macroeconómico incerto e de um mercado de bem-estar cada vez mais competitivo, a administração da empresa acredita que em 2019 a Technogym pode continuar a crescer; um crescimento constante e sustentável, tanto em termos de receitas como de lucros, apoiando a criação duradoura de valor para os seus accionistas.

Demonstrações financeiras da empresa-mãe

O Conselho de Administração também aprovou as demonstrações financeiras da empresa-mãe, Technogym S.p.A. A empresa registou receitas de 450,5 milhões de euros, um aumento de +8,6% em relação aos 414,9 milhões de euros de 2017 e principalmente devido ao crescimento do volume, bem como à venda de produtos com maior valor acrescentado. O resultado líquido situou-se em 92,6 milhões de euros, em comparação com 51,6 milhões de euros em 2017. A Demonstração da Posição Financeira da Technogym S.p.A. apresenta um Capital Próprio de 247,8 milhões de euros, em comparação com 172,2 milhões de euros em 2017, e uma Dívida Financeira Líquida de 55,2 milhões de euros, em comparação com 94,5 milhões de euros em 2017.

Proposta de afetação do resultado do exercício

O Conselho de Administração deliberou propor à Assembleia Geral o pagamento de dividendos relativos ao exercício de 2018 no valor de 36,2 milhões de euros, correspondentes a 0,18 euros por ação ordinária, com um rácio de distribuição de 39% do lucro líquido. Este nível de remuneração deve ser considerado como a combinação de: (i) 30% parte ordinária; (ii) 9% parte estraordinária. A parte remanescente do Resultado Líquido será imputada ao capital social.

O dividendo será pago em 22 de maio de 2019 (data do cupão 20 de maio de 2019 e data de registo 21 de maio de 2019, com pagamento do cupão n.º 3).

Contactos de relações com os meios de comunicação social

Gabinete de Imprensa da Technogym - Enrico Manaresi
emanaresi@technogym.com - +393403949108

Relator de Investidores da Technogym - Carlo Capelli, Enrico Filippi
investor_relations@technogym.com - +390547650111

Tancredi Communications - Giovanni Sanfelice di Monteforte
giovanni@tancredigroup.com - +447775858152

Sobre a Technogym

Fundada em 1983, a Technogym S.p.A. é líder mundial no fornecimento de produtos, serviços e soluções nos domínios do fitness e do bem-estar. Com mais de 2.000 funcionários e 14 filiais na Europa, Estados Unidos, Ásia, Médio Oriente, Austrália e América do Sul, a empresa exporta 90% da sua produção para mais de 100 países. A Technogym S.p.A. foi o fornecedor oficial dos últimos seis Jogos Olímpicos: Sydney 2000, Atenas 2004, Turim 2006, Pequim 2008, Londres 2012 e Rio 2016.

Declaração de porto seguro

Certas declarações contidas neste comunicado de imprensa podem constituir declarações prospectivas, tal como definido no Private Securities Litigation Reform Act de 1995. As declarações em questão referem-se a riscos, incertezas e outros factores que podem conduzir a resultados reais que diferem, mesmo substancialmente, dos previstos. Esses riscos e incertezas incluem, por exemplo, a capacidade de gerir os efeitos do atual cenário económico internacional incerto, a capacidade de adquirir novos activos e de os integrar eficazmente, a capacidade de prever futuras condições económicas e alterações nas preferências dos consumidores, a capacidade de introduzir e comercializar com êxito novos produtos, a capacidade de manter um sistema de distribuição eficiente, a capacidade de alcançar e gerir o crescimento, capacidade de negociar e manter acordos de licença favoráveis, flutuações cambiais, alterações nas condições locais, capacidade de proteger a propriedade intelectual, problemas com os sistemas de informação, riscos associados ao inventário, riscos de crédito e de seguros, alterações na regulamentação fiscal e, de igual modo, outros factores políticos, económicos, legais e tecnológicos e outros riscos e incertezas já mencionados nos nossos registos Consob. Estas declarações prospectivas foram publicadas na data de hoje e não aceitamos qualquer responsabilidade pela sua atualização.