MOSCOU - 28 de novembro de 2018 - Umconsórcio de investidores, incluindo o Fundo Russo de Investimento Direto (RDIF), o fundo soberano da Rússia, a Mubadala Investment Company de Abu Dhabi e outros fundos de investimento líderes do Oriente Médio, anunciaram investimentos no Russian Fitness Group (RFG), que administra a maior cadeia de clubes de fitness da Rússia sob a marca "World Class".

O consórcio adquiriu uma participação de 22,5% no RFG à VTB Capital e investirá no desenvolvimento da empresa. Juntamente com os accionistas russos e estrangeiros do RFG, o consórcio apoiará o seu crescimento na Rússia, na CEI e na Europa.

O RDIF, o Mubadala e os co-investidores tencionam aumentar os investimentos no RFG para reforçar a sua posição em vários mercados e estimular o desenvolvimento do desporto, aumentar a disponibilidade de fitness e de educação física organizada, bem como a popularização do desporto e, finalmente, promover estilos de vida saudáveis na Rússia.

Kirill Dmitriev, Diretor Executivo do Fundo Russo de Investimento Direto (RDIF), referiu: "A cadeia World Class está a desenvolver-se de forma dinâmica e nós, juntamente com os nossos parceiros, pretendemos contribuir ativamente para a realização do potencial de liderança da empresa. Temos o prazer de nos juntarmos a uma forte equipa de accionistas, incluindo a fundadora da cadeia, Olga Sloutsker, que continua a desempenhar um papel significativo no desenvolvimento do negócio - um fator importante para nós enquanto investidores financeiros. Juntos, criaremos as condições necessárias para melhorar a qualidade de vida. Através deste projeto e da empresa de artes marciais mistas (MMA) UFC Rússia, que foi criada em parceria com a Mubadala, o RDIF está a promover o desenvolvimento e a popularização do desporto na Rússia."

Olga Sloutsker, Presidente do Conselho de Administração, Presidente e acionista do Russian Fitness Group, afirmou: "Ao longo dos nossos 25 anos no mercado, não nos limitámos a construir a empresa a partir do zero, conseguimos despertar o amor por um estilo de vida saudável na Rússia. E essa é a nossa principal missão. Desde o momento em que foi lançada, a cadeia de clubes de fitness World Class tem sido o líder indiscutível do mercado russo e, atualmente, está a tornar-se um importante interveniente internacional que opera em 6 países e atrai a atenção dos maiores investidores e empresas mundiais. Para provar isso, temos a nossa parceria de longa data com a Goldman Sachs e agora a entrada do novo investidor mundialmente conhecido - a maior instituição de investimento do Médio Oriente, o Mubadala Group, em parceria com o Fundo de Investimento Direto Russo. Estamos orgulhosos pelo facto de, nestes tempos difíceis para a economia mundial, a nossa empresa continuar a crescer, a desenvolver-se e a despertar o interesse dos principais investidores mundiais. Para nós, isto não significa apenas que temos estado a empregar a estratégia empresarial correcta, mas é também a melhor motivação para não perdermos o ímpeto e trabalharmos melhor e com mais afinco - para satisfazer e superar as expectativas dos nossos clientes e parceiros. Expressamos também a nossa gratidão à VTB Capital pela parceria de sucesso e pela contribuição significativa para o desenvolvimento da nossa atividade."

Yuri Soloviev, Primeiro Vice-Presidente e Presidente do Conselho de Administração do VTB Bank, afirmou: "Enquanto a VTB Capital foi investidora do Russian Fitness Group, a empresa demonstrou resultados notáveis: aumentou substancialmente os lucros, diminuiu o peso da dívida, expandiu significativamente a sua rede de clubes de fitness não só em Moscovo, mas também nas regiões. O nosso investimento no RFG marca mais um investimento de capital privado bem sucedido para a VTB Capital, e acreditamos que a atual posição de mercado da empresa lhe permitirá manter a escala do negócio e continuar o desenvolvimento ativo no seu nicho. Gostaria de realçar o facto de o parceiro da VTB Capital na transação ser um consórcio do RDIF, o fundo soberano da Rússia, e do Mubadala, um dos maiores fundos soberanos do Médio Oriente, o que sublinha o apelo fundamental do investimento na Rússia e o interesse que lhe é dedicado pelos principais investidores internacionais."

Sobre o RDIF

O Fundo Russo de Investimento Direto (RDIF) é o fundo soberano da Rússia criado em 2011 para fazer co-investimentos em acções, principalmente na Rússia, juntamente com investidores financeiros e estratégicos internacionais de renome. O RDIF actua como um catalisador para o investimento direto na economia russa. A sociedade gestora do RDIF está sediada em Moscovo. Atualmente, o RDIF tem experiência na implementação conjunta bem sucedida de mais de 60 projectos com parceiros estrangeiros, totalizando mais de 1,4 triliões de rublos e abrangendo 95% das regiões da Federação Russa. As empresas da carteira do RDIF empregam mais de 700.000 pessoas e geram receitas que equivalem a mais de 5% do PIB da Rússia. O RDIF estabeleceu parcerias estratégicas conjuntas com co-investidores internacionais líderes de mais de 15 países, que totalizam mais de 40 mil milhões de dólares. Para mais informações, consultar o sítio Web do RDIF.

A Mubadala Investment Company (Mubadala) é um investidor global pioneiro, que aplica capital com integridade e engenho para acelerar o crescimento económico em benefício de Abu Dhabi a longo prazo. Como principal empresa de investimento estratégico de Abu Dhabi, a Mubadala está ativa em 13 sectores e em mais de 30 países em todo o mundo, criando um valor duradouro para o seu acionista, o Governo de Abu Dhabi.

O trabalho da Mubadala inclui o desenvolvimento de campeões industriais globais em sectores como o aeroespacial, as TIC, os semicondutores, os metais e a exploração mineira e as energias renováveis, os serviços públicos e a gestão de diversas participações financeiras. A empresa baseia-se na experiência herdada no sector do petróleo e do gás para investir em todo o espetro de hidrocarbonetos e aumentar o potencial de crescimento dos Emirados Árabes Unidos através de investimentos nos sectores da saúde, imobiliário e serviços de defesa. A abordagem de investimento da Mubadala dá prioridade a parcerias com as melhores organizações e a um compromisso com os mais elevados padrões de governação.

O Russian Fitness Group opera as cadeias de clubes de fitness World Class e World Class Lite. A marca World Class foi lançada no mercado russo em 1990. Em 1993, o primeiro clube de fitness de nível mundial foi aberto em Moscovo com a marca World Class. Foi a pedra angular da indústria do fitness na Rússia e nos países da CEI. Atualmente, a World Class é a maior empresa de fitness da Rússia, operando 39 clubes próprios e 46 franchisados em 34 cidades de 6 países. Para mais informações, consultar este sítio Web.

A VTB Capital, o Negócio de Investimento do Grupo VTB, é um dos três braços estratégicos do Grupo VTB, juntamente com os negócios empresariais e de retalho. Desde a sua fundação em 2008, a VTB Capital participou em mais de 820 transacções ECM e DCM, que atraíram mais de 285 mil milhões de dólares de investimentos na Rússia e na CEI.

A VTB Capital oferece uma gama completa de produtos e serviços de banca de investimento a clientes russos e internacionais, incluindo a execução de transacções ECM e DCM, consultoria em transacções de fusões e aquisições, financiamento de projectos de infra-estruturas, negociação de acções e de rendimento fixo, investigação e gestão de investimentos.

A VTB Capital tem sido repetidamente reconhecida como o melhor banco de investimento na Rússia e nos mercados globais por revistas internacionais influentes, incluindo a Euromoney, a EMEA Finance e a Global Finance. Desde 2009, o banco de investimento tem ocupado posições de liderança nos rankings Dealogic, Bloomberg, Thomson Reuters e Mergermarket. Em 2018, a equipa de investigação da VTB Capital foi considerada a melhor da Rússia pela Institutional Investor e Extel Survey.

Para mais informações, contactar:

Arseniy Palagin Maria Shiryaevskaya/Andrew Leach

Fundo de Investimento Direto Russo Hudson Sandler