GENEBRA -22 de novembro de2019 - As primeiras tendências globais de sempre para a atividade física insuficiente dos adolescentes mostram que são necessárias medidas urgentes para aumentar os níveis de atividade física em raparigas e rapazes com idades compreendidas entre os 11 e os 17 anos. O estudo, publicado na revista The Lancet Child & Adolescent Health e realizado por investigadores da Organização Mundial de Saúde (OMS), revela que mais de 80% dos adolescentes que frequentam a escola a nível mundial não cumprem as recomendações actuais de pelo menos uma hora de atividade física por dia - incluindo 85% das raparigas e 78% dos rapazes.

O estudo - que se baseia em dados comunicados por 1,6 milhões de estudantes dos 11 aos 17 anos - conclui que, em todos os 146 países estudados entre 2001 e 2016, as raparigas eram menos activas do que os rapazes em todos os países, exceto em quatro (Tonga, Samoa, Afeganistão e Zâmbia).

A diferença na proporção de rapazes e raparigas que cumprem as recomendações foi superior a 10 pontos percentuais em quase um em cada três países em 2016 (29%, 43 de 146 países), com as maiores diferenças observadas nos Estados Unidos da América e na Irlanda (mais de 15 pontos percentuais). A maioria dos países no estudo (73%, 107 de 146) viu esta diferença de género aumentar entre 2001-2016.

A saúde dos jovens é comprometida por uma atividade física insuficiente

Os autores afirmam que os níveis de atividade física insuficiente nos adolescentes continuam a ser extremamente elevados, comprometendo a sua saúde atual e futura. "São necessárias medidas políticas urgentes para aumentar a atividade física, especialmente para promover e manter a participação das raparigas na atividade física", afirma a autora do estudo, a Dra. Regina Guthold, da OMS.

Os benefícios para a saúde de um estilo de vida fisicamente ativo durante a adolescência incluem uma melhor aptidão cardiorrespiratória e muscular, saúde óssea e cardiometabólica e efeitos positivos no peso. Há também cada vez mais provas de que a atividade física tem um impacto positivo no desenvolvimento cognitivo e na socialização. Os dados actuais sugerem que muitos destes benefícios se mantêm na idade adulta.

Para obter estes benefícios, a OMS recomenda que os adolescentes pratiquem uma atividade física moderada ou vigorosa durante uma hora ou mais por dia.

Os autores estimaram o número de jovens entre os 11 e os 17 anos que não cumprem esta recomendação, analisando dados recolhidos através de inquéritos escolares sobre os níveis de atividade física. A avaliação incluiu todos os tipos de atividade física, como o tempo passado em jogos activos, recreio e desporto, tarefas domésticas activas, andar a pé e de bicicleta ou outros tipos de transporte ativo, educação física e exercício planeado.

Para melhorar os níveis de atividade física entre os adolescentes, o estudo recomenda que

• É urgente aumentar a escala das políticas e programas reconhecidamente eficazes para aumentar a atividade física dos adolescentes;
  • É necessária uma ação multissectorial para oferecer aos jovens oportunidades de serem activos, envolvendo a educação, o planeamento urbano, a segurança rodoviária e outros;

Os níveis mais elevados da sociedade, incluindo os dirigentes nacionais, municipais e locais, devem promover a importância da atividade física para a saúde e o bem-estar de todas as pessoas, incluindo os adolescentes.

"O estudo sublinha que os jovens têm o direito de brincar e que lhes devem ser proporcionadas oportunidades para concretizarem o seu direito à saúde física e mental e ao bem-estar", afirma a coautora, a Dra. Fiona Bull, da OMS. "Uma vontade e uma ação políticas fortes podem resolver o facto de quatro em cada cinco adolescentes não sentirem o prazer e os benefícios sociais, físicos e mentais da atividade física regular. Os decisores políticos e as partes interessadas devem ser encorajados a agir agora em prol da saúde desta e das futuras gerações jovens."

As tendências da atividade física revelam uma ligeira melhoria para os rapazes, mas nenhuma para as raparigas

O novo estudo estimou, pela primeira vez, a evolução das tendências entre 2001 e 2016, aplicando as tendências de 73 países que repetiram os inquéritos durante esse período a todos os 146 países.

Globalmente, a prevalência de atividade física insuficiente diminuiu ligeiramente nos rapazes entre 2001 e 2016 (de 80% para 78%), mas não se verificou qualquer alteração ao longo do tempo nas raparigas (mantendo-se em cerca de 85%).

Os países que registaram as maiores reduções no número de rapazes insuficientemente activos foram o Bangladesh (de 73% para 63%), Singapura (78% para 70%), Tailândia (78% para 70%), Benim (79% para 71%), Irlanda (71% para 64%) e EUA (71% para 64%). No entanto, entre as raparigas, as alterações foram pequenas, variando entre uma diminuição de 2 pontos percentuais em Singapura (85% para 83%) e um aumento de 1 ponto percentual no Afeganistão (87% para 88%).

Os autores observam que, se estas tendências se mantiverem, o objetivo global de uma redução relativa de 15% na atividade física insuficiente - que levaria a uma prevalência global inferior a 70% até 2030 - não será alcançado. Este objetivo foi acordado por todos os países na Assembleia Mundial da Saúde em 2018.

Em 2016, as Filipinas foram o país com a maior prevalência de atividade insuficiente entre os rapazes (93%), enquanto a Coreia do Sul apresentou os níveis mais elevados entre as raparigas (97%) e ambos os sexos combinados (94%). O Bangladesh foi o país com a menor prevalência de atividade física insuficiente entre os rapazes, as raparigas e ambos os sexos (63%, 69% e 66%, respetivamente).

Alguns dos níveis mais baixos de atividade insuficiente nos rapazes foram encontrados no Bangladesh, na Índia e nos EUA. Os autores referem que os níveis mais baixos de atividade física insuficiente no Bangladesh e na Índia (onde 63% e 72% dos rapazes eram insuficientemente activos em 2016, respetivamente) podem ser explicados pela forte incidência em desportos nacionais como o críquete. No entanto, as taxas dos EUA (64%)

pode ser impulsionado por uma boa educação física nas escolas, uma cobertura mediática generalizada do desporto e uma boa disponibilidade de clubes desportivos (como o hóquei no gelo, o futebol americano, o basquetebol ou o basebol).

No caso das raparigas, os níveis mais baixos de atividade insuficiente foram registados no Bangladesh e na Índia, e podem ser explicados por factores sociais, como o aumento das tarefas domésticas das raparigas.

A falta de atividade dos adolescentes é uma preocupação importante

"A tendência de as raparigas serem menos activas do que os rapazes é preocupante", afirmou a coautora do estudo, Leanne Riley, da OMS. "São necessárias mais oportunidades para satisfazer as necessidades e os interesses das raparigas para atrair e manter a sua participação na atividade física durante a adolescência e até à idade adulta."

Para aumentar a atividade física dos jovens, os governos têm de identificar e abordar as muitas causas e desigualdades - sociais, económicas, culturais, tecnológicas e ambientais - que podem perpetuar as diferenças entre rapazes e raparigas, afirmam os autores.

"Os países devem desenvolver ou atualizar as suas políticas e atribuir os recursos necessários para aumentar a atividade física", afirma o Dr. Bull. "As políticas devem aumentar todas as formas de atividade física, incluindo através da educação física que desenvolva a literacia física, mais desportos, jogos activos e oportunidades de recreio - bem como proporcionar ambientes seguros para que os jovens possam andar a pé e de bicicleta de forma independente. Uma ação abrangente requer o envolvimento de múltiplos sectores e partes interessadas, incluindo escolas, famílias, fornecedores de desporto e recreação, planeadores urbanos e líderes urbanos e comunitários."

Notas do editor

Este estudo foi financiado pela Organização Mundial de Saúde. Foi realizado por investigadores da OMS, do Imperial College London e da University of Western Australia.

Os autores referem algumas limitações, incluindo o facto de o estudo apenas ter incluído informações de adolescentes que frequentam a escola, devido à falta de dados sobre adolescentes que não frequentam a escola. Os adolescentes que frequentam a escola podem variar de outros da mesma idade, uma vez que os adolescentes que frequentam a escola podem ser mais propensos a vir de meios favorecidos que podem estar mais focados no alto desempenho em outras disciplinas académicas, em vez de educação física e desporto. Além disso, embora o estudo tenha abrangido 81% da população adolescente que frequenta a escola, esta cobertura variou consoante o rendimento do país, indo de 36% nos países de baixo rendimento a 86% nos países de elevado rendimento.

O estudo utilizou apenas dados auto-declarados, que podem estar sujeitos a enviesamento. Os dados provenientes de dispositivos portáteis não foram utilizados, uma vez que não podiam ser comparados com os dados auto-declarados dos inquéritos.

- Ficha informativa da OMS sobre atividade física.

Para acesso a materiais embargados e entrevistas com os autores, contactar:

Paul Garwood Oficial de Comunicações, OMS Tel: +41 22 791 1578
Telemóvel: +41 79 603 7294 Email: garwoodp@who.int