Vernon, CA - 20 de agosto de 2018 - Em1º de outubro de 2018, a Expert Brand Apparel comemora seu 25º aniversário. O que começou como um simples pedido para transformar os tecidos de desempenho que a empresa estava a produzir em vestuário real lançou uma empresa de vestuário robusta que serve o mercado de produtos promocionais, bem como a indústria da saúde e do fitness.

Uma perspetiva histórica

Em 1993, a Expert Brand Apparel concebia, desenvolvia e fabricava exclusivamente tecidos de desempenho. Isto até dois dos seus maiores clientes perguntarem se era possível costurar também t-shirts de alto desempenho para poderem responder às encomendas de última hora dos retalhistas. Os fundadores da empresa, Sion, Albert e Hersel Shaman, disseram "sim" e foi lançada a vertente de fabrico de vestuário da empresa.

"Decidimos que queríamos fazer uma t-shirt melhor, uma t-shirt EXtra PERformance. Por isso, EXPERT", afirmou Sion Shaman, presidente. "Também queríamos contribuir para o mercado do estilo de vida ativo, onde as pessoas pudessem praticar actividades físicas e viver uma vida melhor e mais saudável."

No início, havia quatro funcionários, dois estilos de vestuário e menos de 100.000 peças de vestuário produzidas anualmente. Atualmente, mais de 100 funcionários produzem 200 estilos de vestuário, com milhões de peças feitas por ano.

A base de clientes também cresceu de um punhado de empresas para mais de 800 empresas, incluindo distribuidores de produtos promocionais e decoradores de vestuário no lado grossista e ginásios, estúdios de ioga, maratonas, retalhistas de artigos desportivos e muitos outros no lado retalhista B2B.

Inovação na conceção

Como inovadora na conceção e desenvolvimento de tecnologias de tecidos inteligentes, a Expert Brand oferece atualmente 16 tipos de tecidos de desempenho - desde os naturais e macios com características funcionais até às opções de alta tecnologia e desempenho de ponta. (Veja toda a seleção de tecidos no sítio Web da marca Expert).

Mas o que é que vem primeiro? A composição do tecido ou o design do vestuário? "Normalmente, começamos com o produto final em mente", explicou Shaman. "Analisamos os atributos que o produto deve ter, desde a absorção de humidade e a proteção UV até ao toque e ao caimento. Não olhamos apenas para as propriedades das fibras, mas também para as últimas tendências nos mercados de athleisure e estilo de vida ativo e desenhamos em conformidade com base nos corpos e silhuetas."

Principais marcos

1993: fundação da Expert Brand Apparel

1998: Lançamento da linha completa de vestuário de desempenho Made-In-USA

2000: Colaborou com produtores de fibras e fios para conceber uma nova série de peças de vestuário com tecnologias de absorção permanente da humidade

2001: Lançamento de uma coleção de peças de vestuário com acabamento antimicrobiano

2005: Desenvolveu uma linha de vestuário de alto desempenho para os mercados de vestuário de marca e produtos promocionais

2006: Criou uma série de camadas de base de desempenho, incluindo oXyMesh, para o sector da corrida

2007: Forneceu T-Shirts Expert Performance a mais de 200 corridas e maratonas

2010: Estreou uma coleção de roupa de ioga e produtos de desporto

2014: Tornou-se um dos maiores fornecedores do Exército dos EUA

2015: Introduziu as colecções Siro e PT, feitas de microfibras de poliéster de alto desempenho que se assemelham ao algodão

2017: Tornou-se um importante fornecedor dos Fuzileiros Navais dos EUA; forneceu T-Shirts Expert Performance a mais de 400 corridas e maratonas

2018: Atribuída a licença de vestuário de desempenho para o Exército e os Fuzileiros Navais dos EUA

Olhar para o futuro

Embora a pressa e a intensidade do negócio sejam semelhantes às de 1993, muito mudou ao longo dos anos.

"Há muito mais interesse e necessidade de produtos fabricados nos EUA", disse Shaman. "A tecnologia também desempenhou um papel importante, desde a conceção e fabrico até ao serviço ao cliente e expedição. O comércio eletrónico é uma força motriz para as vendas de vestuário do futuro."

Os ciclos económicos também encurtaram e, para se ser bem sucedido, é necessário responder às necessidades do mercado muito mais rapidamente - incluindo a procura de tecidos de maior desempenho. "Em 1993, a maior parte das pessoas não sabia o que significava a absorção de humidade", afirmou Shaman. "Atualmente, existem muitos mais tecidos e conteúdos que simplesmente não existiam há 25 anos. Também se fala em muitas áreas sobre tecidos inteligentes e tecnologias vestíveis; produtos que podem interagir com o corpo humano e o ambiente. No entanto, o produto tem de estar na moda e ser moderno. Portanto, moda, função e ajuste. Mal podemos esperar para ver o que os próximos 25 anos nos trarão. O futuro vai ser emocionante".

Sobre a Expert Brand Apparel

Fundada em 1993, a Expert Brand Apparel concebe e fabrica vestuário de desempenho - desde a construção do tecido até à produção do vestuário acabado - que é fabricado nos EUA. Com sede em Vernon, CA, os mais de 100 funcionários da empresa trabalham em três fábricas que produzem 200 estilos de vestuário, com milhões de peças feitas todos os anos.

A empresa não só vende por atacado através de distribuidores de produtos promocionais e decoradores de vestuário, como também tem parcerias com ginásios, estúdios de ioga, maratonas, retalhistas de artigos desportivos e muitos outros. É também um fornecedor licenciado do exército e dos fuzileiros navais dos EUA.

Inovadora em vestuário elegante e funcional, a Expert Brand detém atualmente seis marcas registadas para os seus tecidos, incluindo Siro, American MoCA, Tritec, pk maX, AirStretch e o campeão de vendas oXymesh.

Para mais informações, visite o sítio Web da marca Expert.