19 de fevereiro de 2019 - A Concept2, fabricante do Concept2 RowErg, fez parceria com a Federação Mundial de Remo (FISA), USRowing e a Long Beach Rowing Association para sediar o segundo Campeonato Mundial de Remo Indoor em 24 de fevereiro de 2019, no campus da California State University em Long Beach, CA.

Os atletas competem no Concept2 Model D Indoor Rower, que se tornou o padrão para competições de remo indoor em todo o mundo. Cada remo de interior Modelo D inclui um potente monitor de desempenho que fornece dados fiáveis de prova para prova e entre atletas. Mais de 700 concorrentes em representação de 171 clubes irão competir, 68 dos quais em categorias para-estatais. O evento é verdadeiramente global, com atletas de 36 países diferentes a participarem na competição, organizada na Walter Pyramid.

No dia da corrida, os espectadores podem acompanhar a corrida através de um ecrã visual da Concept2 chamado ErgRace. O ErgRace fornece dados em tempo real sobre o progresso dos atletas. Os apoiantes podem aplaudir os seus atletas favoritos enquanto observam o desenrolar das corridas à sua frente.

As corridas de remo indoor têm a sua origem no treino na água: durante os meses frios de inverno no norte, os atletas de remo procuravam formas de se manterem em forma e competitivos. Atualmente, o remo indoor tornou-se um desporto próprio, atraindo atletas de CrossFit, entusiastas do fitness e atletas adaptados a todos os níveis de capacidade.

Este ano, a prova lança também os primeiros Campeonatos Nacionais Indoor da USRowing. Os atletas americanos serão reconhecidos pelo seu desempenho em cada grupo etário e categoria. Os atletas do USRowing National Training Center, muitos deles a treinar para os Jogos Olímpicos de 2020, estarão a competir, garantindo um campo profundo de talento e corridas emocionantes.

Os Campeonatos Mundiais de Remo em Recinto Coberto atrairão este ano talentos internacionais de topo, incluindo Olena Buryak (Ucrânia), que detém o recorde mundial dos 2 km, com 6:22.8. Ela também vai desafiar o seu próprio recorde mundial de 500 metros em distância de 1:24.5.

Na categoria masculina, o jovem fenómeno alemão Oliver Zeidler é uma referência. Zeidler está invicto na sua carreira de remador indoor e obteve a sua primeira vitória após apenas seis meses de prática da modalidade. Atualmente, é um remador individual da equipa nacional de remo da Alemanha. O colega alemão Jason Osborne também está a competir: Osborne estabeleceu um novo tempo mais rápido do mundo na água nos Campeonatos Mundiais de Remo de 2018 no individual masculino de peso leve. Vai competir na divisão sénior (aberta) de pesos leves masculinos.

A Concept2 orgulha-se de apoiar todos os concorrentes em Long Beach. Boa sorte, atletas! Vemo-nos nos Campeonatos do Mundo de Remo Erg!

Sobre a Concept2

A Concept2 teve início em 1976, quando Dick e Pete Dreissigacker, acabados de sair da sua candidatura à prova olímpica, começaram a fabricar remos de corrida compostos. Desde então, os remos Concept2 tornaram-se o remo de eleição entre os remadores de todo o mundo, e as inovações continuam até aos dias de hoje. Em 1981, Dick e Pete criaram o Concept2 Indoor Rower, que rapidamente se tornou a máquina de remo mais vendida no mundo. Atualmente, vários modelos depois, é utilizado todos os dias por atletas olímpicos, doentes de reabilitação cardíaca, pessoas em casa e todos os tipos de remadores intermédios. Dando continuidade à nossa tradição de construir ergómetros de fitness baseados no desporto, o SkiErg foi introduzido em 2009 e o BikeErg em 2017. A Concept2 continua a ser uma empresa familiar composta por atletas e entusiastas do fitness. Dedicamo-nos a fornecer equipamento e programas de treino inovadores e de elevado desempenho aos nossos clientes.