NOVA IORQUE, Nova Iorque - 9 de setembro de 2019 - Cerca de250 líderes do ténis, executivos da indústria e fornecedores de ténis reuniram-se no primeiro dia de jogo do Open dos Estados Unidos para o 12º Fórum de Ténis anual da Associação da Indústria do Ténis (TIA), realizado no Grand Hyatt New York.

O Fórum do Ténis tinha como missão deliberada reunir os principais líderes da indústria para partilhar as últimas notícias e investigações sobre o estado das indústrias do ténis e do desporto, incluindo os desafios actuais, as oportunidades potenciais e as formas de colaboração para fazer avançar o desporto e a indústria.

O Presidente da TIA, Jeff Williams, deu as boas-vindas aos participantes e referiu alguns dos desafios que o sector enfrenta, incluindo a fraca participação e a fraca venda de equipamento. Em seguida, apresentou o Presidente da Associação de Ténis dos EUA e Presidente do Conselho de Administração, Patrick Galbraith, que forneceu informações actualizadas sobre a USTA e o U.S. Open.

Galbraith foi seguido por Tom Cove, CEO e presidente da Sports & Fitness Industry Association, que discutiu o estado da participação desportiva e das vendas a retalho nos EUA, incluindo a forma como a última ronda de tarifas sobre as importações da China poderá afetar a indústria. "Todas as atenções estão viradas para os aumentos dos preços no consumidor e para o impacto global na economia", observou Cove, acrescentando que a maioria das empresas está atualmente a "esforçar-se" e a manter a cabeça à tona da água, enquanto as empresas que estão a lutar agora estarão numa posição insustentável a longo prazo.

Em termos de participação desportiva global, Cove nota um aumento contínuo do total de jogadores "casuais", em detrimento do total de jogadores "principais" - uma mudança que também se reflecte na participação no ténis. Os participantes principais praticam o desporto com mais frequência do que os jogadores casuais e são também responsáveis pela grande maioria das despesas dos consumidores no desporto, pelo que um declínio nos participantes principais tem um efeito negativo no retalho desportivo, afirmou Cove, acrescentando: "Um dos nossos maiores desafios é converter os jogadores casuais em jogadores principais."

Um ponto positivo no ténis, observou Cove, é o facto de a participação dos jovens entre os 6 e os 17 anos nos últimos cinco anos ter aumentado em cerca de 300 000, tendo a participação global dos jovens no ténis aumentado em 500 000 no mesmo período.

Entre os desportos com maior crescimento, com base na participação nos últimos três anos (de cerca de 120 desportos e actividades diferentes), o Cardio Tennis ocupa o primeiro lugar, com um crescimento de 11,3%, seguido do pickleball, que ocupa o segundo lugar, com um crescimento de 9,7%.

A inatividade continua a ser um problema nos EUA, com 82,1 milhões de americanos a afirmarem que não participam em qualquer tipo de atividade ou desporto, de acordo com o mais recente estudo do Physical Activity Council. As taxas de inatividade entre os 6 e os 17 anos têm vindo a diminuir nos últimos anos, no entanto, quando segmentadas por rendimentos, os dados mostram que os agregados familiares com rendimentos inferiores a 50 000 dólares por ano continuam a apresentar taxas crescentes de inatividade, em contraste com os níveis de rendimento superiores a 50 000 dólares, em que as crianças são mais activas.

Cove foi seguido pela Directora Executiva da TIA, Jolyn de Boer, e pelo Presidente da Sports Marketing Surveys, Keith Storey, que apresentaram uma atualização sobre o estado da indústria do ténis. De Boer observou um declínio alarmante e contínuo no total de ocasiões de jogo de ténis - de 2009 a 2018, o total de ocasiões de jogo diminuiu 21,8%, para 384 milhões.

Particularmente preocupantes são as ocasiões de jogo dos tenistas "ávidos", que diminuíram 31,4% nesse período e 6,8% de 2017 para 2018. Quando analisado por idade, acrescentou Storey, verifica-se um "abismo" no total de ocasiões de jogo para as idades entre os 18 e os 45 anos, com ligeiros aumentos para as idades entre os 6 e os 17 anos e para as idades superiores a 54 anos. A menor frequência de jogo também teve impacto nas remessas de bolas de ténis para os retalhistas, que caíram 19,2% de 2009 a 2018, de acordo com dados da TIA.

Além disso, os jogos nas instalações de ténis dos parques públicos diminuíram nos últimos cinco anos. Os dados de 2018 mostram que, embora o total de jogadores de ténis em parques públicos se tenha mantido relativamente estável desde 2014, as ocasiões de jogo diminuíram cerca de 32%

Em termos de vendas a retalho, nos últimos 10 anos assistiu-se a um declínio nos dólares de expedição de raquetes para lojas de ténis profissionais/especializadas, grandes cadeias de artigos desportivos e comerciantes de massas. No entanto, os dados de envio de raquetes por atacado do primeiro semestre de 2019 mostram um ligeiro aumento nas unidades enviadas, possivelmente revertendo a queda de 10 anos. Além disso, as vendas em dólares de raquetes continuam a aumentar, atribuídas ao aumento do número de raquetes agora na faixa de US $ 200 a US $ 250.

No que diz respeito à participação no ténis, o ténis continua a ter um problema de retenção de jogadores. Embora a investigação da TIA mostre que se estimam 4,58 "novos" jogadores de ténis em 2018, estes foram compensados por 4,42 jogadores "perdidos".

Não temos um problema de "recrutamento", temos um problema de "retenção"", afirmou de Boer. Duas chaves para aumentar a utilização do campo são as aulas de ténis em grupo e os jogos sociais, acrescentou. Os dados da TIA mostram que, para a maioria das instalações que registaram um aumento da utilização do campo no último ano, as três principais razões são um aumento das aulas e clínicas em grupo, um aumento dos programas de ténis para principiantes e um aumento dos jogos sociais.

O diretor executivo da USTA para o Ténis Comunitário, Craig Morris, apresentou em seguida uma atualização da iniciativa Geração Net, destinada a trazer mais jovens para o desporto. Entre as estatísticas que apresentou, Morris disse que existem atualmente mais de 3.000 parcerias escolares, com impacto em mais de 2,1 milhões de crianças. As etapas futuras incluem continuar a reforçar a ênfase no recrutamento e na introdução das crianças ao ténis, juntamente com a valorização dos pais, dos jovens jogadores e dos fornecedores de ténis.

Morris também referiu que o Cardio Tennis, há muito gerido pela TIA, está agora sob a alçada do Adult Play da USTA. A USTA espera realizar uma Cimeira de Ténis Cardio no início de 2020 para continuar a fornecer formação e material educativo aos Formadores e Embaixadores Globais de Ténis Cardio, juntamente com o reforço da presença e das parcerias do programa na indústria.

Kurt Kamperman, o diretor executivo do Campus Nacional da USTA em Orlando, FL, actualizou a audiência sobre a acreditação de treinadores e mencionou que, para o ano académico em curso, existem agora 11 programas de Gestão de Ténis Profissional em faculdades e universidades de todo o país. Kamperman também falou sobre o programa-piloto de pickleball atualmente em curso para o revestimento de campos de ténis para a prática de pickleball. Seguiu-se Paul Lifton, da Federação Internacional de Ténis, que apresentou o novo "World Tennis Number" da ITF, uma classificação global de ténis baseada no nível, "concebida para permitir mais jogos entre jogadores de níveis semelhantes, desde principiantes a profissionais". O objetivo, disse Lifton, "é encorajar mais jogadores de todas as idades, géneros e capacidades a jogar mais ténis, com um claro enfoque nos jogadores recreativos".

Andrew LaFiosca, vice-presidente sénior da Nielsen Sports & Entertainment, partilhou as percepções dos jogadores e dos consumidores resultantes da investigação da sua empresa, incluindo a popularidade global do ténis e a presença do desporto nas redes sociais em todo o mundo. Discutiu também o papel crescente que as redes sociais estão a desempenhar no desporto em geral.

Enquanto o futebol domina o mercado mundial das redes sociais no Facebook e no Instagram, com 71% dos fãs de desporto nessas plataformas interessados no desporto, o ténis ocupa o quarto lugar global, com 19% dos utilizadores das plataformas, ou seja, 225 milhões de pessoas, a mostrarem interesse. Nos EUA, disse LaFiosca, o ténis é o sétimo desporto mais popular nas redes sociais, atrás do futebol americano, do futebol, do basquetebol, do basebol, das corridas de automóveis e do ciclismo.

Ao Fórum seguiu-se a 12ª cerimónia anual do Hall of Fame da Indústria do Ténis, que homenageou o falecido campeão de ténis e defensor dos direitos civis Arthur Ashe, bem como os pioneiros do retalho de vestuário Cheryl Singer e Andy Varat, a equipa de irmãos que criou a Tail activewear em 1974.

O campeão de ténis Stan Smith homenageou Ashe na cerimónia de admissão, onde ele e os executivos do TIA entregaram uma placa à mulher de Ashe, Jeanne Moutoussamy-Ashe. O filho de Cheryl Singer, Brad Singer, apresentou a sua mãe e o seu tio na cerimónia de inauguração. O Tennis Industry Hall of Fame foi criado em 2008 para homenagear inventores, fundadores, inovadores e colaboradores que tiveram um impacto significativo no desporto do ténis, desde a década de 1960 até ao presente. Os membros do Tennis Industry Hall of Fame são reconhecidos com os seus nomes expostos numa placa no International Tennis Hall of Fame em Newport, R.I.

O Fórum encerrou com um "Discovery Challenge" único da Indústria do Ténis, um esforço de colaboração concebido para promover ideias criativas e pensamento inovador para fazer crescer o jogo e o negócio do ténis. A TIA trabalhou com a IdeaConnection, uma das principais empresas de serviços de inovação aberta do mundo, para desenvolver o Discovery Challenge, que começou em julho com um concurso online para mostrar soluções inovadoras e culminou com a apresentação das melhores ideias no Fórum.

Mais de 500 pessoas dos EUA e de todo o mundo participaram em mais de 3.000 discussões sobre como aumentar a participação, o envolvimento e a retenção de ténis. No Fórum, as principais ideias foram apresentadas por Carlos Salum, presidente da Salum International Resources, e Lena Belogolova, directora de comportamento da EasyKnock e antiga líder do Facebook.

Um painel de juízes da indústria determinou a vencedora do Grande Prémio do Desafio Discovery, Ruth-Ellen Alcendor de Paris, França, que recebeu um prémio de $1.000 pela sua ideia vencedora - uma plataforma de crowdfunding para o ténis onde "indivíduos, associações, clubes, organizações e outras entidades poderão submeter os seus projectos para todas as coisas relacionadas com o ténis, desde equipamento a torneios". Os exemplos incluem pedidos para a construção de campos de ténis a nível local, pedidos para a compra de novos equipamentos, patrocínios para jovens jogadores talentosos e pedidos para enviar membros do clube para torneios.

Para mais informações sobre a TIA, a investigação do sector, o Discovery Challenge e para ver um pequeno vídeo sobre estatísticas e investigação do sector, visite TennisIndustry.org.

Sobre a TIA

A Tennis Industry Association, a associação comercial sem fins lucrativos para o ténis, é a força unificadora da indústria do ténis, cuja missão é promover o crescimento e a vitalidade económica do negócio do ténis, trabalhando em estreita colaboração com os seus parceiros da indústria e apoiando a USTA no desenvolvimento de iniciativas para aumentar a participação no ténis. As principais actividades da TIA incluem a produção anual de mais de 70 relatórios de investigação nos EUA e a nível mundial sobre a participação e a investigação do consumidor/comerciante, a gestão da maior base de dados relacional, bem como a organização do Fórum de Ténis da TIA, das reuniões de liderança e da Conferência TOM nos principais torneios e eventos. Visite o sítio Web da Indústria do Ténis ou ligue para 866-686-3036.