Hilton Head Island, S.C.-9 de julho de 2018-À medida queWimbledon entra na sua segunda semana, o desporto do ténis continua a mostrar alguns dos atletas mais em forma do mundo. E no que diz respeito às 20 principais tendências de fitness para 2018, o ténis cardio continua a preencher a maioria dos requisitos.

O Cardio Tennis é um treino de fitness de alta energia que combina as melhores características do ténis com exercício cardiovascular, proporcionando um treino de corpo inteiro e queima de calorias.

As 20 principais tendências do fitness foram determinadas num inquérito anual a nível mundial realizado pelo American College of Sports Medicine (ACSM). No ano passado, foi pedido a mais de 4.000 profissionais do fitness, como treinadores, fisiologistas do exercício e directores de fitness, que classificassem as potenciais tendências na indústria do fitness para 2018. As respostas ao 12º inquérito anual do ACSM vieram de 41 países.

"O Cardio Tennis aborda facilmente a maioria das 20 principais tendências de fitness do ACSM", afirma o Dr. Jack Groppel, cofundador do Johnson & Johnson Human Performance Institute e consultor de bem-estar da indústria do ténis. "É um treino intervalado de alta intensidade, treino de grupo, um programa de fitness, utilizado para exercício e perda de peso e muito mais."

De facto, o Cardio Tennis tem sido um líder no que diz respeito à "tecnologia wearable" (que foi a tendência de fitness n.º 1 em 2016 e 2017 e é a n.º 3 na lista mais recente). "A Cardio Tennis tem utilizado monitores de ritmo cardíaco desde que o desporto foi desenvolvido há 13 anos, pelo que tem estado muito à frente da tendência da tecnologia vestível", acrescenta o Dr. Groppel.

"Como desporto e atividade que aborda estas tendências chave do fitness, faz sentido que a participação no Cardio Tennis tenha continuado a crescer todos os anos desde que foi desenvolvido em 2005", afirma Jolyn de Boer, directora executiva da Tennis Industry Association (TIA), que desenvolveu o programa com a USTA e parceiros da indústria e o licencia nos EUA e em todo o mundo. "O Cardio Tennis é o que os consumidores procuram quando se trata de saúde e fitness, e estas tendências provam a importância e o valor do Cardio Tennis para o desporto do ténis e para a indústria do fitness."

O Cardio Tennis tem agora 2,22 milhões de jogadores nos EUA, um aumento de 4,5 por cento em relação a 2017. A atividade registou um aumento de 167% desde que foi medida pela primeira vez pelo Conselho de Atividade Física (PAC) em 2008. Dos desportos e actividades medidos pelo estudo PAC, o ténis cardiovascular continua a ser o desporto com o crescimento mais rápido dos últimos três anos.

As 20 principais tendências mundiais de fitness para 2018, identificadas pelo ACSM, são as seguintes

1. Treino intervalado de alta intensidade
  2. Formação em grupo
  3. Tecnologia vestível
  4. Treino com pesos corporais
  5. Treino de força
  6. Profissionais de fitness formados, certificados e experientes
  7. Ioga
  8. Formação pessoal
  9. Programas de fitness para adultos mais velhos
  10. Aptidão funcional
  11. Exercício e perda de peso
  12. O exercício é um medicamento
  13. Treino pessoal em grupo
  14. Actividades ao ar livre
  15. Rolos de flexibilidade e mobilidade
  16. Licença para profissionais do fitness
  17. Treino em circuito
  18. Coaching de bem-estar
  19. Formação de base
  20. Formação específica para o desporto

(Para aceder a um relatório sobre estas tendências de fitness, visite o site do ACSM sobre o tema).

Um aspeto interessante destas tendências de fitness é a ênfase em "profissionais de fitness formados, certificados e experientes" [n.º 6] e "licenciamento para profissionais de fitness" [n.º 16]", afirma Michele Krause, directora global de educação da Cardio Tennis. "Os nossos cursos de formação Cardio Tennis para instrutores de ténis e de fitness, juntamente com a nossa Cardio Tennis Instructor Network, continuam a expandir-se nos EUA e em todo o mundo e vão diretamente ao encontro destas tendências."

Os próximos cursos de formação Cardio Tennis para profissionais incluem Wheaton, IL, a 27 de julho; Lakewood, CO, a 19 de agosto; Wayne, NJ, a 8 de setembro; Fayetteville, NC, a 10 de novembro; e Hilton Head Island, SC, também a 10 de novembro.

Visite o site da Cardio Tennis para obter mais informações sobre onde encontrar uma sessão de treino de Cardio Tennis, onde encontrar cursos de formação ou para aderir à Cardio Tennis Instructor Network.

Sobre a TIA

A Tennis Industry Association, a associação comercial sem fins lucrativos para o ténis, é a força unificadora da indústria do ténis, cuja missão é promover o crescimento e a vitalidade económica do negócio do ténis, trabalhando em estreita colaboração com os seus parceiros da indústria e apoiando a USTA no desenvolvimento de iniciativas para aumentar a participação no ténis. As principais actividades da TIA incluem a produção anual de mais de 70 relatórios de investigação nos EUA e a nível mundial sobre a participação e a investigação do consumidor/comerciante, a gestão da maior base de dados relacional, bem como a realização do Fórum anual da TIA sobre o ténis, reuniões de líderes e a Conferência TOM (proprietários, gestores e decisores) nos principais torneios e eventos. Visite o sítio Web da Indústria do Ténis ou ligue para 866-686-3036.